alunos de sp usam ferramenta pra automatizar a lição de casa
era só questão de tempo pra algo assim acontecer, mas o fato de estudantes terem criado um ecossistema pelo Discord que desmoraliza o investimento milionário da iniciativa privada deixa tudo melhor 😂
Em São Paulo, estudantes da rede pública encontraram uma saída genial pra exigência do governo Tarcísio de Freitas. Por apenas R$ 10, agora qualquer aluno pode concluir instantaneamente as tarefas obrigatórias nas plataformas educacionais que custaram R$ 471 milhões aos cofres públicos.
A ferramenta se chama SPeakify e é um conjunto de scripts escritos em JavaScript que acessam as plataformas adotadas pela rede estadual, identificam as atividades pendentes e preenchem corretamente as respostas em segundos.
O serviço custa de R$ 2,50 a R$ 10 e a landing page é digna de um SaaS de sucesso, tá? 💸
Era só questão de tempo pra algo assim acontecer, mas o fato de estudantes terem criado um ecossistema de negócio pelo Discord que desmoraliza o investimento milionário da iniciativa privada deixa tudo ainda melhor 😂
O governo paulista prefere terceirizar a responsabilidade pedagógica e gastar milhões em plataformas digitais privadas ao invés de melhorar as condições dos profissionais da educação.
Pelo contrário, apresentam a tecnologia como solução mágica, demitem pessoas e estabelecem punições para professores e diretores que não atingem metas de uso destes sistemas.
‘Surpreendentemente’, estudos da própria secretaria de educação revelam que esse investimento todo não melhorou o desempenho escolar 😮
nenhuma digitalização vai funcionar se o problema está na raiz do processo
Não é de agora que estudantes encontram formas de automatizar tarefas sem valor pedagógico que servem só pra metrificar o processo de aprendizagem, não pra melhorá-lo.
Estamos falando desde o ano passado como o governo de Tarcísio de Freitas tá fazendo que professores deixem de elaborar planos de aula pra revisar conteúdos produzidos por inteligência artificial generativa.
Tecnologias podem apoiar o processo de aprendizagem, mas jamais substituí-lo.
Essa resposta dos estudantes é brilhante e, mesmo sem perceber, fizeram uma ótima crítica do fetichismo da tecnologia na educação.
Como o governo de São Paulo trata a ‘digitalização’ como mero cumprimento de tarefas mecânicas, os estudantes provaram que é possível cumprir essas tarefas em segundos – e por apenas R$ 10.



