esse crescimento também é artificial
empresas estão forçando a adoção de inteligência artificial em tudo quanto é coisa pra fingir que as pessoas estão usando e lucrar sem gerar valor de verdade
Você também tem a impressão de que as empresas de tecnologia estão nos forçando a usar inteligência artificial a qualquer custo?
Agora em outubro, a Microsoft vai impor a instalação do Copilot no Windows para todos os usuários do Microsoft 365. O software será adicionado no menu iniciar e ativado por padrão. Até dá pra desinstalar, mas tem que dar uma volta pra encontrar a opção.
Para profissionais de ux design como eu, essa prática viola o princípio mais básico da nossa disciplina que é desenvolver soluções centradas no ser humano.
Você provavelmente já ouviu falar de métricas de vaidade. São indicadores que impressionam e inflam o ego, mas que não tem correlação com o sucesso do produto. O que a Microsoft tá fazendo é isso, estão inflando as métricas ao forçar a adoção da ferramenta de IA deles pra mostrar pros investidores que os usuários estão engajados e que o investimento bilionário tá dando retorno.
Isso tá rolando no mercado todo. Empresas estão forçando a adoção de inteligência artificial em tudo quanto é coisa pra fingir que as pessoas estão usando e lucrar sem gerar valor de verdade.
Sério, a NVIDIA se tornou a primeira empresa do mundo a atingir US$ 4 TRILHÕES de valor de mercado por causa de acordos com a OpenAI, não por ter criado uma tecnologia incrível que milhões de pessoas querem usar.
Parece até… sei lá, talvez… especulação? 😱🫧
Na semana passada, o CEO da Amazon falou que a inteligência artificial está passando por uma “bolha” e que o cenário atual é mais de especulação financeira que de avanço tecnológico.
Até aí, zero novidades – só é curioso ver um empresário desse porte acusar o golpe 🤨
Só que o problema é bem pior que uma simples supervalorização de ações. Estamos testemunhando uma crise que corrompe a própria natureza do nosso trabalho e enfraquece os princípios que sustentam a criação de bons produtos digitais.
As bolhas anteriores criaram uma camada de especulação financeira em cima de trabalhos e indústrias. Em 2008, por exemplo, a bolha imobiliária foi uma crise causada por fraude financeira generalizada, mas ela não alterou os fundamentos da engenharia civil ou da arquitetura nem desvirtuou o conhecimento técnico de como se projeta e constrói uma casa segura.
Já o mercado de tecnologia está embutindo a especulação diretamente no processo de criação, prejudicando os fundamentos do nosso trabalho por dentro e contaminando até as formações acadêmicas da área.
será que estamos fornecendo mão de obra qualificada para a maior bolha especulativa da nossa geração?
A adoção forçada dessa tecnologia está nos incentivando a abandonar as boas práticas, ignorar a segurança e a desvalorizar a profundidade técnica em nome de um suposto ganho de produtividade que ninguém tá vendo.
Ah, e aqui vai a nota obrigatória de todo conteúdo onde a gente critica a inteligência artificial:
⚠️ Não, comunistas não são contra a tecnologia ⚠️
O problema não é da IA em si, é da lógica econômica do próprio capitalismo. Nesse sistema, o objetivo de toda produção e avanço tecnológico não é atender uma necessidade, é lucrar com a venda do que foi produzido. Mesmo que seja uma merda.




Me lembrou muito de algo que a Kate Crawford menciona no livro Atlas da IA sobre massas de trabalhadores mal pagos para fingir que são IAs e gerar essa ideia de que quando acessamos certos serviços estamos conversando com robô, so pelo valor que isso gera, bem o que você diz acima sobre métrica de vaidade! Excelente texto ✨
E quem vai pagar a conta, seja em desemprego ou em dados, sempre será o trabalhador.