estadunidense faz de tudo, menos se organizar politicamente
gringos estão mudando a foto de perfil para o clippy, aquele assistente digital da microsoft dos anos 2000 que geral odiava, como forma de protesto
Gringos estão mudando a foto de perfil para o Clippy, aquele assistente digital da microsoft dos anos 2000 que geral odiava, como forma de protesto contra obsolescência programada, coleta abusiva de dados e a experiência horrível que se tornou usar a internet hoje em dia.
De acordo com o criador de conteúdo Louis Rossmann, conhecido pelo ativismo digital e apoiador do movimento, o objetivo do protesto é criar um símbolo coletivo de identificação. A lógica dele é que, quando uma pessoa que se sente sozinha diante da pressão do mercado percebe que outros ao redor também estão se mobilizando e se identificando através das fotos de perfil, isso gera uma sensação de comunidade e apoio mútuo.
Essa identidade coletiva simbólica serviria como estímulo pra agir contra práticas abusivas no mercado de tecnologia e como demonstração de que existe uma base social organizada em torno da pauta.
parece que estadunidenses fazem de tudo mesmo, menos se organizar politicamente
Trocar a foto de perfil e criar memes é uma forma válida de protesto. Faz com que as pessoas se sintam parte de uma comunidade e gera pertencimento com a pauta, mas acaba que vira só uma válvula de escape pra canalizar o sentimento de revolta e satisfazer essa vontade de 'fazer alguma coisa', sem necessariamente se engajar na luta e fazer algo que seja efetivo de verdade.
Essa percepção coletiva de que tem alguma coisa muito errada com o jeito que o mercado funciona só prova que classe trabalhadora sente as dores da exploração e os problemas desse sistema.
Só que sem organização política e sem direção estratégica, essa indignação tende a se dissipar bem rápido e ações fragmentadas – como colocar o Clippy na foto de perfil ou enviar um vampetaço pro Trump –, se tornam fim em si mesmas. E aí, quando esses protestos pontuais falham em produzir mudanças concretas, as pessoas concluem que organização não dá em nada.
Se lutar de verdade dá trabalho, só resta a performance de repúdio 🤷
A ideia de que é preciso agir em conjunto e canalizar a revolta das pessoas para pautas comuns já foi formulada há mais de um século pelos comunistas. A diferença é que, pra nós, isso envolve agitação, propaganda, vanguarda organizada e atuação coletiva para construir um movimento revolucionário para superar o capitalismo.
Chamar atenção para como as empresas estão piorando os produtos de propósito, criando celulares que ficam obsoletos cada vez mais rápido e roubando nossos dados para criar ferramentas que vão precarizar o trabalho de milhões de pessoas é, sim, uma ação válida.
Mas é preciso entender que isso não é um problema exclusivo do setor da tecnologia. O mesmo sistema que produz os problemas do nosso mercado também produz fome, guerras e genocídios.
o objetivo do capitalismo não é entregar o que é melhor para as pessoas, mas sim aquilo que garante o maior lucro
Você acha mesmo que uma desenvolvedora de jogos tá prestando um bom serviço ao confiscar a cópia digital do jogo que você comprou? Ou que a microsoft tá sendo inovadora enfiando agente de inteligência artificial em todos os produtos ao mesmo tempo, só para agradar acionistas?
Se for isso que as empresas precisam fazer para ter mais lucro, é isso que elas vão fazer.
No capitalismo, qualidade é uma consequência do desenvolvimento das forças produtivas, não um objetivo.
A gente só vai conquistar vitórias duradouras se conseguir transformar esses picos de insatisfação em organização política. Quem trabalha na área de tecnologia sabe como as empresas sacrificam usabilidade, segurança e qualidade em nome do lucro imediato.
Justamente por conhecer os bastidores que designers, desenvolvedores, analistas de dados, profissionais de QA e produto precisam se organizar. Então, procure se organizar num partido revolucionário.
E leiam teoria revolucionária. É gostoso demais 👍




É que se organizar é sindicalizar.
E sindicato é coisa de comunista.
E comunismo é ruim.
Por quê? Não sei.