folha de s. paulo processa openai… e sites anti paywall
magnatas donos de jornais estão revidando contra o roubo legalizado feito pelas big techs para desenvolver suas IAs, mas a 'briga de burguês' rapidinho vira 'acordo de burguês'
A Folha de S. Paulo tá processando a OpenAI por violação de direitos autorais e concorrência desleal e alega que o ChatGPT teria usado conteúdos do jornal para treinar seus modelos de linguagem, além de reproduzir reportagens, inclusive aquelas disponíveis apenas para assinantes pagos.
Certeza que a Folha está fazendo isso para proteger os trabalhadores e vai repassar quaisquer valores obtidos no processo para a equipe que escreveu os textos usados indevidamente, garantindo as condições para que a população tenha acesso à informação de qualidade… né? 👀
é claro que não 🙅♂️
O jornal não processou só a OpenAI. Meses atrás, também abriu ação contra o site Manual do Usuário, um blog de tecnologia criado e mantido apenas por uma pessoa, Rodrigo Ghedin.
Além de artigos e podcast, o site disponibiliza vários projetos legais de aplicações de código aberto. Um deles é o Marreta, uma ferramenta gratuita que quebra barreiras de acesso e elementos que atrapalham a leitura. E é justamente por causa dessa ferramenta que estão sendo processados pela Folha de S. Paulo.
Diferente do que os advogados alegam, a ferramenta não é ilegal nem explora qualquer brecha em sites de notícia. O que o Marreta faz é desabilitar o JavaScript que determina se você pode ou não ler aquele texto que já foi carregado no seu computador ou celular.
Com um pouco de conhecimento técnico, você pode fazer isso manualmente no seu navegador e o paywall vai ser removido da mesma forma. O objetivo da ferramenta é democratizar o acesso a notícias para quem não tem esse conhecimento. Em sites que escondem o conteúdo em sistemas de pagamentos com autenticação robusta, o Marreta simplesmente não funciona. É tudo transparente.
Só que pra Folha, a acusação foi a mesma e tá processando igual: concorrência desleal e violação de direitos autorais. Mesmo o Manual do Usuário sendo um site de jornalismo independente que fomenta projetos de código aberto e gratuitos, enquanto a OpenAI é uma empresa multibilionária que se apropria de textos, imagens e músicas produzidos por outros, sem pagar nada aos trabalhadores que de fato criaram esse conteúdo.
Por mais que a gente quisesse, não tem nada pra comemorar com OpenAI ser processada por uma empresa brasileira. O que estamos vendo são magnatas das notícias, donos de jornais e emissoras defendendo seu aparato de dominação ideológica e monopólio sobre a circulação das ideias, revidando contra o roubo legalizado dos novos magnatas das big techs para desenvolver suas IAs.
'briga de burguês' rapidamente vira um 'acordo de burguês' 🤑🤝🤑
O provável é que essa disputa leve a acordos entre as duas partes da burguesia. A legislação de direitos autorais será remodelada para garantir que jornais recebam uma parte dos lucros das big techs sem que isso signifique qualquer democratização da informação ou salários justos para profissionais.
E, como sempre, quem sai prejudicada é a classe trabalhadora.
Só a socialização dos meios de comunicação, organizada pelo poder popular, pode garantir acesso ao conhecimento. A informação é fruto do trabalho coletivo de jornalistas, pesquisadores e trabalhadores da cultura.
Devemos construir uma imprensa popular, garantir acesso universal ao conhecimento e organizar trabalhadores da comunicação como parte da luta de classes ✊📰



