mais de 30 empresas se juntaram para diminuir o seu salário nos últimos 20 anos.
enquanto a punição para esse tipo de conduta for pagar uma multa que representa uma pequena porcentagem dos lucros, isso vai continuar acontecendo
💣 Como é bom o livre-mercado, hein?
Segundo a investigação do Cade, principal órgão responsável pelo caso, um grupo de empresas multinacionais trocavam informações sigilosas como salário ofertado, plano de saúde, transporte, alimentação, férias e até demissões de funcionários - literalmente se organizando em grupos de WhatsApp e reuniões por videoconferência. O objetivo era evitar que funcionários recebessem ofertas melhores, mantendo o mercado de trabalho controlado e os salários congelados.
Na visão marxista, o tempo de trabalho humano é uma mercadoria que pode ser comprada e vendida no mercado, assim como um saco de farinha ou um computador 🖥️
Ao contratar trabalhadores, a burguesia não enxerga a força de trabalho como algo especial ou diferente dos outros insumos. Eles estão interessados em adquirir essa mercadoria pelo menor preço possível para maximizar seus lucros. Isso significa que, assim como buscam a farinha mais barata ou fazem você usar seu próprio computador para trabalhar, os capitalistas procuram contratar a mão de obra pelo menor valor possível.
E se a força de trabalho é uma mercadoria, um mercado com muitos trabalhadores qualificados para poucas vagas é um mercado mais concorrido onde o salário tende a diminuir. Por outro lado, um mercado com poucos trabalhadores qualificados para muitas vagas é um mercado aquecido onde a tendência seria o aumento dos salários e ofertas melhores de emprego.
Porém, a oferta e a demanda são sujeitas a várias contratendências, uma delas pode ser esse tipo de atividade de cartel que atuam para limitar a concorrência e manter o seu salário mais baixo 🫵💸
"Concorrentes que cheguem a um acordo em relação a qualquer aspecto ou elemento da remuneração de seus funcionários estão fixando o preço da mão de obra e, nesse sentido, incorrendo na infração de cartel", conclui o Cade.
O trabalhador é desumanizado dentro do sistema capitalista, transformado em uma simples mercadoria cujo valor é decidido com base em quanto pode gerar de lucro para os capitalistas. Essa dinâmica não é natural, é construída pelas forças da economia de mercado e pode ser combatida se os trabalhadores entenderem sua posição e se organizarem para superar essa forma de sociedade.
E a gente sabe que, se a punição para esse tipo de conduta é pagar uma multa que representa uma pequena porcentagem dos lucros, isso vai continuar acontecendo.
A burguesia tem, sim, consciência de classe - enquanto diz para você, classe trabalhadora, não desenvolver a sua 🚩
Este artigo saiu primeiro lá no LinkedIn ↗ e, aos poucos, vamos trazer os mais interessantes pra cá ✌️