epidemia de malware em extensões de navegador
metade do tráfego da internet já é automatizado e boa parte é bot malicioso, mas essa estrutura toda não existiria se não desse muito lucro
Extensões legítimas de navegador estão silenciosamente se transformando em malware, demonstrando como pessoas mal intencionadas estão se aproveitando de mecanismos de prova social para construir confiança e manter seus planos sem serem descobertos.
Depois de oferecer exatamente o que promete e funcionar normalmente por anos, uma extensão de seletor de cores do Chrome foi atualizada e passou a monitorar os dados do navegador das pessoas usuárias, sequestrar as URLs visitadas e redirecionar para sites maliciosos que imitavam o seu banco mais usado ou rede social favorita.
E esse foi só um dos casos. Na verdade, é bem comum uma extensão se tornar popular, ser vendida e receber uma atualização maliciosa. Tem toda uma lista dessas extensões que transformaram o computador de milhões de pessoas em bots de scraping para contornar mecanismos de segurança, roubando e vendendo seus dados para empresas milionárias – inclusive as que precisam de uma quantidade absurda de dados para treinar LLMs.
O modelo econômico no capitalismo empurra as pessoas para qualquer solução que garanta a nossa sobrevivência imediata.
Desenvolvedores pressionados a monetizar seus projetos integram bibliotecas que prometem uma receita fácil, seja para adicionar anúncios ou coletar dados das pessoas usuárias para vender depois. Golpistas, então, exploram essa fragilidade para plantar respostas no Stack Overflow com pacotes maliciosos. E assim o problema vai escalando.
Metade do tráfego da internet já é automatizado (falamos disso num outro artigo), e boa parte é bot malicioso. Essa estrutura toda não existiria se não desse muito lucro.
o crime na internet escala porque compensa 🤑
E por mais tentador que seja pensar desse jeito, o motivo da internet ter se tornado esse espaço cada vez mais perigoso não é uma suposta falta de ética individual. É produto histórico da 'forma mercadoria' aplicada ao mercado da tecnologia: tudo que pode virar mercadoria será organizado para extrair valor, mesmo que degrade o ecossistema até o colapso.
No capitalismo, nossas ações são guiadas pelo que precisamos fazer para sobreviver. Existem, sim, muitos produtos e serviços bem feitos e opções seguras, mas todas esbarram na fronteira econômica que fabrica o problema todos os dias.
a culpa da internet estar morrendo é estrutural, e a solução também é ✊
A única saída real é superar o capitalismo e retomar o controle sobre o nosso trabalho, para que a tecnologia exista para servir às pessoas e resolver os problemas reais da sua cidade, seu estado e do seu país.
Não é negar a tecnologia, pelo contrário. Só no comunismo seremos verdadeiramente capazes de inovar e criar soluções cada vez melhores.