quando a agi finalmente surgir, você acha que vai trabalhar menos?
se a inteligência artificial realmente chegou para aumentar nossa produtividade, poderíamos esperar que a tecnologia libertasse a classe trabalhadora do fardo de jornadas exaustivas... né?!
Sergey Brin, cofundador do Google, defendeu recentemente jornadas semanais de até 60 horas como fundamentais para que a empresa mantenha sua vantagem competitiva no mercado global na corrida da inteligência artificial, segundo o The New York Times, que teve acesso ao documento enviado à equipe.
Não é raro ver pessoas defendendo jornadas ainda mais absurdas, tipo 100 horas semanais, como prova de dedicação e comprometimento, quase como uma virtude de quem trabalha de verdade. Em ambos os casos, o objetivo é só convencer trabalhadores a doarem seu tempo e energia, enquanto os lucros bilionários nunca chegam ao bolso de quem efetivamente produz valor.
Se a inteligência artificial realmente chegou para aumentar nossa produtividade, poderíamos esperar que a tecnologia libertasse a classe trabalhadora do fardo de jornadas exaustivas. Mas o que vemos é justamente o contrário. No capitalismo, todo avanço tecnológico serve única e exclusivamente para aumentar a acumulação de lucro de poucos acionistas bilionários. E a gente segue trabalhando cada vez mais, com salários menores e fazendo as tarefas que antes eram de uma equipe inteira.
Entre os clichês mais vazios da direita, a acusação de que "comunistas não gostam de trabalhar 🤪" é uma das mais sem sentido.
Comunistas não são contra o trabalho. Trabalhar é parte fundamental da condição humana e o verdadeiro objetivo da luta comunista é a valorização real do trabalho, é garantir que cada trabalhador receba exatamente o que merece por aquilo que produz – e trabalhar naquilo que é útil de verdade, não só pra gerar lucro, mas pra melhorar a vida humana.
E não tem nada de errado você gostar de trabalhar no que você trabalha, mas, se você começa a sentir que tem algo de errado com você, com a sua saúde física ou mental e você rapidamente justifica esse cansaço com “eu estou vivendo meu sonho e fazendo uma coisa que eu amo”, isso pode se tornar uma barreira para procurar ajuda quando precisar 🚨
Queremos que nosso trabalho seja focado em resolver problemas reais – garantir moradia, alimentação e dignidade para todos, resolver o problema do trânsito nas grandes cidades, industrializar o trabalho doméstico e mais um milhão de problemas complexos que exigem muitos anos de trabalho e de pessoas capacitadas. Mas pra isso, antes, a gente precisa resolver o capitalismo 🤷